5 erros na gestão de frotas que estão impactando a produtividade do seu negócio
Webtrac

5 erros na gestão de frotas que estão impactando a produtividade do seu negócio

Reduzir custos e aumentar a produtividade dos colaboradores é um objetivo unânime entre os gestores de frota. Contudo, por falta de planejamento estratégico, algumas empresas acabam cometendo erros na gestão de frotas que podem trazer sérios prejuízos ao negócio.

Você sabia que, de acordo com a pesquisa Custo Logístico no Brasil, da Fundação Dom Cabral (FDC), os gastos com a gestão de frota podem chegar a até 12% da receita da sua empresa?
Nesse contexto, é fundamental realizar um controle efetivo, visando a redução e prevenção de custos inesperados com os veículos. Além disso, uma boa gestão de frotas exige ações para minimizar riscos e garantir o seu bom funcionamento e isso só é possível por meio de um completo acompanhamento de indicadores.

Para auxiliar o processo de gestão, listamos os 5 erros mais comuns na gestão de frotas que as empresas cometem:

1) Não priorizar a manutenção preventiva de veículos

Na tentativa de manter a produtividade e eficiência operacional de veículos e equipamentos, muitos gestores deixam a manutenção preventiva em segundo plano. Essa prática pode trazer sérios prejuízos para a organização, já que se um veículo ocioso, significa tempo e dinheiro perdido, comprometendo a eficiência da frota. A manutenção preventiva dos veículos é essencial em uma boa gestão de frotas, pois, além de reduzir custos, essa prática também evita acidentes e problemas durante o percurso.

2) Não se atentar para os gastos de combustível
O controle de custos com combustível também deve ter uma atenção especial por parte do gestor. Indicadores de consumo, distância percorrida e quilômetros rodados são importantes para monitorar gastos e identificar possíveis problemas.

3)Não definir um controle efetivo das rotas
O controle de rotas também é extremamente importante, já que viajar em estradas com péssimas condições pode comprometer a integridade e vida útil do veículo. Uma boa gestão de frotas, focada em prevenção de riscos, deve levar em consideração a qualidade das estradas nas quais o veículo irá transitar e identificar se está adequada com o tipo de carga transportada. Para auxiliar essa tarefa, investir em um sistema de gestão da frota é uma boa saída. A Webtrac oferece uma tecnologia inovadora, que define o trajeto mais eficiente para ser percorrido.

4) Usar mão de obra desqualificada
De nada adianta investir em equipamentos de última geração e não ter mão de obra qualificada para operá-los. Através do serviço de rastreamento veicular da Webtrac e por meio da telemetria, é possível acompanhar a jornada de trabalho do motorista . Isso contribui para manter profissionais capacitados e alinhados com a expectativa da empresa.

 

5) Não levar em consideração os indicadores
Algumas informações como custos, tempo de entrega, tempo de ociosidade, desvios de rota, velocidade percorrida e horas extras, por exemplo, são alguns exemplos de indicadores que um gestor de frota precisa controlar. Com esses dados em mãos, o gestor pode tomar a decisão amis assertiva em relação aos planos de ação e investimentos.

– Como a gestão de frota ajuda a sua empresa a lucrar mais?
Como vimos, uma boa gestão de frotas é essencial para reduzir custos e amentar a produtividade da operação e os benefícios não param por aí. Existem outros bons motivos para sua empresa investir em uma solução tecnológica para gestão de frotas:

– Controle da frota em tempo real
A tecnologia Webtrac possibilita o acompanhamento, em tempo real, via computador ou dispositivos móveis (tablets e smartphones), a localização de cada veículo, além de oferecer informações sobre as rotas percorridas, a velocidade média e a trajetória do motorista, entre outros dados que são valiosos para a empresa.

– Decisões assertivas
Com os dados em mãos é possível tomar decisões mais assertivas, focadas em aumento de produtividade e redução de custos operacionais, possibilitando a previsão de problemas e antecipando soluções.

– Segurança contra roubo de cargas
O sistema de telemetria avançada da Webtrac pode aumentar a segurança dos veículos e das cargas, inibindo a ação de criminosos. Por meio de dispositivos discretos, é possível saber a localização exata de veículos e cargas em caso de roubos, e informar as autoridades competentes em tempo hábil para sua total recuperação.

O que achou de nossas dicas? A gestão de frotas da sua empresa tem alcançado os resultados esperados?
Continue acompanhando nossas postagens para ficar sempre informado sobre métodos eficientes para melhorar ainda mais a gestão de sua frota!

Converse com um de nossos especialistas e conheça nossas soluções em rastreamento inteligente e gestão de frotas.