Como evitar desvios de rota e combustível utilizando telemetria avançada?
Webtrac

Como evitar desvios de rota e combustível utilizando telemetria avançada?

Um dos maiores desafios de empresas que gerenciam um grande número de veículos é a redução de custos com consumo de combustível. Roubos, fraudes e a má gestão do recurso são as principais razões para custos desnecessários nos processos logísticos. Infelizmente, desvios de rota e combustível são práticas comuns na rotina de distribuidores, sendo um dos principais motivos do aumento de custos e atrasos nas operações.

A boa notícia é que existem alternativas para prevenir esses prejuízos sem interferir na produtividade da frota. Um exemplo disso é o uso de softwares de gestão com telemetria avançada.
A seguir, descubra como a telemetria auxilia a redução de custos e falhas nos processos logísticos de sua frota!

1. Planejamento de rotas
Uma boa estratégia para evitar desvios de rota e combustível é o planejamento de rotas. Por meio do software Webtrac, é possível identificar a melhor rota, de acordo com a carga transportada, postos de combustível confiáveis disponíveis no caminho, tempo de deslocamento e prazo de atendimento de cada demanda. O planejamento de rotas também favorece o conhecimento de áreas de risco, onde há grande incidência de assaltos, por exemplo. Dessa forma, é possível garantir segurança para o veículo e condutor.

2. Monitoramento em tempo real
A tecnologia Webtrac também possibilita o monitoramento em tempo real de qualquer movimentação do veículo. O gestor de frota consegue identificar qualquer desvio da rota programada. Isso garante que o custo previsto não seja alterado.

3. Comunicação em tempo real
Imprevistos acontecem, como obras e acidentes no caminho e, caso seja necessário que o motorista desvie da rota programada, o gestor de frotas estará ciente imediatamente, por meio da telemetria. O gestor possui total interação com o veículo, sendo possível, inclusive, se comunicar remotamente com o condutor e sugerir uma nova rota.

4. Acompanhamento da jornada do motorista
O consumo de combustível está diretamente relacionado com a forma com que os motoristas dirigem. Dessa forma, é importante que o gestor de frotas monitore a conduta do colaborador. Com a tecnologia Webtrac, é possível acompanhar todo o deslocamento do veículo, inclusive movimentos atípicos, como paradas bruscas, aumento de velocidade e direção imprudente. Esse controle favorece não só a redução de custos com combustível, mas também a prevenção de acidentes e multas.

5. Manter a manutenção dos veículos em dia
O gerenciamento da frota, com um bom software de gestão também favorece a programação de manutenções preventivas, que também reduzem os custos com combustível. Pneus descalibrados, por exemplo, aumentam o consumo de combustível. O mesmo ocorre com o sistema de injeção eletrônica desregulado. Com a tecnologia Webtrac é possível programar manutenções preventivas, prevenir riscos e antecipar soluções.

Realizar a gestão eficiente da frota pode parecer uma tarefa difícil em meio a tanta demandas prioritárias que não podem ser deixadas de lado. Contudo, um sistema de gestão eficiente, pode deixar esse processo muito mais ágil e descomplicado, sendo um grande aliado do gestor de frotas. O resultado é a economia de recursos, redução de custos e aumento de produtividade da equipe.

Conte com a nossa equipe para implantar um sistema de gestão inteligente para sua frota, deixe o trabalho conosco e repense suas estratégias!

Leave your thought here