Gestão de frota: o segredo para otimizar o transporte e reduzir custos
Webtrac

Gestão de frota: o segredo para otimizar o transporte e reduzir custos

O aumento da produtividade e a redução dos custos operacionais devem ser prioridades em uma gestão de frotas efetiva. Administrar bem os recursos e manter o bom funcionamento da frota é um desafio, mas é essencial para gerar bons resultados. Para auxiliar essa demanda, existem opções tecnológicas que informatizam o processo e favorecem uma gestão mais estratégica e inteligente, focada em resultados e aumento da produtividade. É o caso dos sistemas de gerenciamento de frotas.

Sistemas de gerenciamento de frotas
O software de gestão de frotas emite relatórios sobre o funcionamento da frota em tempo real, com números e estatísticas exatas, o que possibilita uma gestão mais estratégica e eficiente. Veja os principais benefícios de investir em um software de gestão de frotas:

1) Controle e redução de custos
A implantação de um sistema de gestão de frotas é uma excelente opção para auxiliar a redução de custos, visto que oferece uma visão geral dos recursos utilizados, evitando desperdícios. Empresas que contam com um sistema integrado de gestão de frota, podem identificar onde está sendo empregado cada centavo da frota, identificando os gastos com manutenção, serviços realizados com frequência, multas e et. Com essas informações em mãos é possível tomar decisões mais assertivas, minimizar prejuízos e ter um maior controle financeiro da frota.

2) Controle de jornada do motorista
O modo de condução e postura dos motoristas é algo que também deve ser levado em consideração por um gestor de frotas. Contudo, é difícil acompanhar cada motorista, principalmente quando a frota possui um grande número de veículos. A automatização do processo de gestão de frotas pode auxiliar esse processo. A tecnologia possibilita o acompanhamento efetivo de cada condutor, sendo possível analisar o tempo de parada de cada veículo, desvios de rota, horas extras desnecessárias, paradas bruscas, excesso de velocidade, comportamentos inadequados no trânsito, entre outros indicadores.

3) Planejamento e monitoramento de rotas
O planejamento de rotas é um recurso que otimiza todo processo de transporte. O gestor de frotas deve garantir o melhor percurso, considerando os pontos de entrega, gasto com combustível, tempo de transporte, entre outras variáveis. Com esse planejamento, os custos operacionais são reduzidos e o desgaste dos veículos também passa a ser menor. A roteirização e o rastreamento da frota em tempo real facilitam o planejamento e monitoramento de rotas, possibilitando mais segurança e eficiência ao motorista.

Gostou do artigo? Como sua empresa realiza a gestão de frotas? Compartilhe sua experiência conosco nos comentários!
Converse com um de nossos especialistas e descubra como a tecnologia Webtrac pode otimizar a sua gestão de frota e te ajudar a reduzir custos!