Descubra como o controle de jornada do motorista pode reduzir horas extras e evitar processos trabalhistas
Webtrac

Descubra como o controle de jornada do motorista pode reduzir horas extras e evitar processos trabalhistas

O controle de jornada de motoristas é parte essencial de uma gestão de frotas eficiente e deve ser feito de forma criteriosa e estratégica, a fim de proporcionar uma avaliação completa e assertiva do desempenho dos motoristas, evitando custos desnecessários.

Ao contrário do que muitos pensam, a gestão de frotas não se resume a apenas planejar trajetos e gerenciar a manutenção dos veículos. O gestor de frotas deve estar atento à conduta de seus motoristas, principalmente no que diz respeito à sua atuação fora das dependências da empresa. Isso porque, uma má conduta no trânsito, por exemplo, pode representar prejuízos à imagem da organização.

Além disso, os prejuízos causados pela falta de controle de jornada vão além do desempenho nas estradas. A má conduta do motorista pode resultar em horas extras indevidas, paradas não autorizadas e até em passivo trabalhista para a empresa. Dessa forma, é fundamental investir em tecnologia para a prevenção desses riscos.

De acordo com a “Lei dos Motoristas” (13.103), prevista na Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, o controle e registro da jornada de trabalho dos motoristas é um dever das empresas e serve para proporcionar segurança para o empregado e empregador, evitando futuros processos trabalhistas. Para auxiliar o processo de gestão da jornada de motoristas, a Webtrac oferece rastreadores com tecnologia de ponta, preparados para a realizar o controle da jornada, com informações precisas e em tempo real, garantindo que todo o trajeto seja registrado, do início ao fim.

A seguir, descubra as vantagens de investir em tecnologia para o controle de jornada de trabalho do motorista!

Monitoramento completo da jornada

O controle de jornada do motorista favorece o profissional, que pode contar com uma viagem mais segura, a empresa, que possui controle total de sua frota, e o cliente final, que recebe sua mercadoria com segurança e agilidade. Além da localização exata do veículo, a tecnologia Webtrac, permite visualizar informações sobre os motoristas em tempo real, tais como: tempo de entrega, pausas, velocidade, desvios e etc. Isso é possível por meio da telemetria avançada, presente em todos os nossos rastreadores.

Segurança contra roubo de cargas
As informações em tempo real, oferecidas pelo software Webtrac inibem a ação de criminosos na tentativa de roubo de cargas, proporcionando segurança para o motorista, para o veículo e sua carga. Além disso, com acesso a localização do veículo em tempo real, o processo de recuperação ganha mais agilidade e segurança em caso de roubos.

Tecnologia em prol do RH
O departamento de Recursos Humanos também se beneficia da tecnologia Webtrac, já que os indicadores da jornada do motorista são essenciais para a tomada de decisões na gestão de colaboradores.
A agilidade na análise dos dados favorece a antecipação de problemas relacionados à processos e passivos trabalhistas e ainda evita acidentes que possam comprometer a integridade do colaborador.

O que achou do artigo? Sua empresa realiza o controle de jornada dos motoristas?
Fale com os um de nossos especialistas e descubra agora mesmo como nossa tecnologia pode te ajudar a otimizar o processo!